• (11) 3395-8255 ou (11) 94898-7133

Sistemas de Troca Rápida (Single Minute Exchange)

O Sistema de Troca Rápida de Ferramentas (STR) foi originalmente desenvolvido para se reduzir o tempo de setup de grandes prensas da indústria automobilística.
As técnicas relacionadas ao STR foram evoluindo a tal ponto de se aplicar em produtos e serviços de diferentes processos. Durante um workshop de STR os tempos envolvidos no setup de um processo podem ser reduzidos em até 50%.

Considerando-se ambientes de baixo volume e alta diversificação de produtos é fundamental fazer o setup em tempo cada vez menor. Isso torna as empresas altamente competitivas, permitindo-se que se produza na forma puxada, reduzindo-se o inventário e o "lead-time" e aumentando-se a flexibilidade. Existem técnicas que de forma sistemática permitem analisar e agir para reduzir o tempo de preparação.

Dessa forma, as tarefas que não precisem ser feitas com a máquina parada, tais como: planejar a próxima produção, separar os ferramentais e organizar a área possam ser realizados antecipadamente. Essas atividades que não necessitam de grande investimento e viabilizam a produção de pequenos lotes levarão a empresa a tornar-se competitiva.